sábado, 26 de abril de 2008

Case » Em tempos de globalização, o uso de e-mail marketing pode ser uma das melhores estratégias para pensar global e agir localmente

Vejam algumas das estratégias mais efetivas de marketing que surgiram após o "boom" da Internet...

Para a minha empresa, tem sido uma estratégia muito interessante...


Case » Em tempos de globalização, o uso de e-mail marketing pode ser uma das melhores estratégias para pensar global e agir localmente

Após as últimas conquistas, a serem anunciadas em breve, tivemos a oportunidade de discutir estratégias de relacionamento digital com algumas das melhores cabeças do mercado de Marketing Direto do país, que atendem a grandes contas de clientes globais. Durante esse processo, surgiram inúmeros questionamentos e soluções que certamente são comuns a empresas que atuam globalmente, com necessidades de implementar estratégias globais e realizar ações locais altamente personalizadas de acordo com a cultura e os hábitos de cada uma das regiões onde seus clientes estão presentes.

Pensar globalmente, certamente permite às empresas um ganho em termos de escala de custos e de geração de valor para a empresa baseada na rentabilidade proporcionada por atuar em diversos mercados simultaneamente. Entretanto, as diferenças culturais e de hábitos de consumo de cada uma das regiões atendidas, exige que estas empresas desenvolvam ações locais altamente personalizadas para não apenas impactar seus clientes de forma positiva, através de ações de e-mail marketing, por exemplo, mas também para construir uma linha de comunicação e relacionamento que gere valor para a empresa e para o cliente.

Os desafios vão além da simples tradução das peças para diversos idiomas: português, inglês e espanhol. Na América Latina, apesar de grande parte dos países falarem Espanhol, os usuários da Argentina possuem hábitos de uso da Internet e índices de receptividade à ações estruturadas de e-mail marketing completamente diferentes de usuários da Venezuela ou do Chile, por exemplo. Importa muito mais a receptividade à ações de relacionamento e o interesse que os usuários tem em relacionar-se com as empresas que a quantidade de usuários de Internet em cada um desses países.

O primeiro desafio começa pelo assunto: uma simples tradução do assunto para o inglês (clientes nos Estados Unidos), para o espanhol (clientes nos países da América Latina que falam espanhol) e para o português (clientes no Brasil) gera disparidades enormes em termos de abertura das mensagens enviadas e cliques. Muito mais que apenas uma tradução, é importante analisar o contexto regional desta tradução para cada um dos clusters de clientes. Quando o contexto da 'tradução' é ajustado de acordo com o perfil de cada cluster, os resultados são mais homogêneos.

O ajuste da oferta de acordo com os hábitos de consumo e aspectos culturais é outro fator determinante nos resultados em termos de leituras e cliques. A oferta do mesmo produto, vendido globalmente, para clientes potenciais nos Estados Unidos, nos países da AL que falam espanhol e no Brasil geram resultados completamente distintos.

Um de nossos clientes globais, enviou uma peça com a oferta de dois produtos - um 'top de linha' e outro com um pouco menos de recursos e portanto mais barato - para o mercado Americano, para países da AL que falam espanhol e para o Brasil. Nos Estados Unidos, esta peça teve 44% de leituras, na AL 20% e 33% no Brasil. O produto top de linha recebeu 29% de cliques nos Estados Unidos, 7% na AL e 10% no Brasil. Já o produto um pouco mais barato, teve menos cliques no mercado americano, um aumento significativo nos cliques na AL e no Brasil manteve os mesmos 10% de cliques. O poder aquisitivo dos clusters de clientes, faz toda a diferença na definição da oferta quando se fala em ações locais altamente personalizadas.

A grande lição comprovada nas próximas ações: para os mercados com poder aquisitivo mais alto, dois produtos top de linha; para os mercados com poder aquisitivo mais baixo, dois produtos mais baratos. Resultado gerado: mais cliques e consequentemente, maiores as vendas.

Parece simples, mas somente quem implementa estratégias globais com ações locais altamente personalizadas consegue fazer esse tipo de leitura em diversos mercados, redesenhar suas ações locais, reposicionar suas ofertas e por fim gerar melhores resultados.

Nas próximas edições, outros aspectos importantes para clientes que atuam globalmente serão explorados, com a intenção de compartilhar conhecimento e experiência.

Leonardo Rochadel (leonardo.rochadel@zartana.com) é sócio-fundador e Membro do Conselho de Administração da Zartana.

16 comentários:

Edinei Santin disse...

Realmente o e-mail marketing abriu uma perspectiva muito interessante: alcance muito amplo e em tempo recorde.

É natural também, que quanto mais personalizado for o e-mail maiores serão as chances de sucesso. Este sucesso pode ser ainda maior, como o texto indica, se a oferta for de acordo a realidade local, por exemplo, refletindo aspectos econômicos, culturais, etc.

Um ponto crítico neste tipo de marketing, na minha opinião, é a forma utilizada para se chegar ao público alvo. Um dos caminhos corretos seria através de um cadastramento (conta de usuário, muito comum hj em dia), no qual o cliente demonstra interesse em receber tais correspondências eletrônicas. Infelizmente, muitas empresas (principalmente jornais, editoras, companhias de viagem, etc.) não seguem este caminho, preferem bombardear e-mail pra todo lado. Isso, além de ser um abuso com o cliente, serve para desacreditar a potencialidade desse tipo de marketing em futuras ações da empresa. Eu, por exemplo, já coloquei filtro e ignoro (não leio) e-mails do Zero-Hora, Editora Abril, ..., pois eles seguiram o caminho errado. Se eles tivessem uma super oferta agora, com certeza eles não me atingiriam através de e-mail.

Era isso!

Edinei Santin

Unknown disse...

O referido post nos mostra a utilização do e-mail marketing para a venda de diferentes produtos comercializados por organizações em diferentes países e continentes. Essas práticas se apresentam como positivas pois trazem para as empresas, que as colocam em prática, novas alternativas de vendas para as mesmas saírem dos mercados mais tradicionais, amplamente saturados.
O uso do e-mail como peça publicitária deve ser encarado com seriedade por essas empresas, entretanto elas não podem cometer o erro de massificar totalmente essa técnica de marketing ao não respeitarem as mais variadas diferenças observadas em cada país, seja do ponto de vista étnico, religioso, político, cultural, de idioma, entre outras.
Assim, a empresa precisa buscar especificar as suas mensagens para cada tipo de público e região do planeta com a qual ela interage por meio da internet, haja vista a grande possibilidade de ter problemas e ver frustradas as suas metas por não se comunicar corretamente com os seus públicos-alvos e, desperdiçar uma excelente oportunidade de crescimento em um segmento que cresce a cada ano, o comércio eletrônico.
Em suma, o uso do e-mail marketing tem de fazer a diferença positivamente para a empresa, e não ser apenas mais um e-mail na caixa de seus clientes.

Josete disse...

O case:Em tempos de globalização, trata do uso do e-mail como uma ferramenta de propaganda para vender produtos em diferentes mercados, sendo utilizada como estratégia para pensar global e agir localmente. Desse modo, o pensamento global se dá pelos produtos com características semelhantes sendo vendidos em diversos países, porém, o tipo de produto a ser oferecido vai mudar de acordo com o país, assim como a maneira de se comunicar com os consumidores, haja vista todas as diferenças culturais, sociais, econômicas, étnicas, religiosas, lingüísticas etc., existentes entre os países e regiões do planeta.
Assim sendo, o desafio que se apresenta para as organizações que atuam nesses mercados é conseguir diferenciar-se de seus concorrentes por meio do desenvolvimento de um trabalho de customização de seus produtos para cada local do planeta, bem como da customização de suas mensagens publicitárias, onde o e-mail se mostra como uma alternativa que pode ser altamente eficaz para atingir pessoas que estão cada dia mais preocupadas e exigentes com a qualidade daquilo que estão consumindo e cansadas de serem diariamente bombardeadas de anúncios publicitários repetitivos e até certo ponto enganosos.
Ou seja, o cliente busca um produto específico para as suas necessidades e fideliza –se a quem conseguir atendê-lo e encantá-lo, não levando muito em consideração onde o produto foi fabricado.
Josete

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Apesar de ser uma idéia inteligente, de abrangência global e de custo mínimo, este tipo de atividade torna os usuários de email receosos, pois vários emails de produtos que não os interessam são oferecidos. Isso quando não é um vírus disfarçado de produto, levando o interneuta a não abrir este tipo de email futuramente.
Por isso, acredito que ainda existe preconceito em relação a este tipo de marketing, a não ser que você conheça a empresa, ou até mesmo já seja cliente da mesma. Quando isso ocorre, o sistema se torna bastante eficiente, barato e dinâmico.
Para driblar o preconceito contra emails desconhecidos, uma boa estratégia é criar emails de aparência confiável, ou até mesmo estabelecer primeiro contato com uma ligação, avisando a enxurrada de emails.

Raffael Engleitner

Unknown disse...

Apesar de ser uma idéia inteligente, de abrangência global e de custo mínimo, este tipo de atividade torna os usuários de email receosos, pois vários emails de produtos que não os interessam são oferecidos. Isso quando não é um vírus disfarçado de produto, levando o interneuta a não abrir este tipo de email futuramente.
Por isso, acredito que ainda existe preconceito em relação a este tipo de marketing, a não ser que você conheça a empresa, ou até mesmo já seja cliente da mesma. Quando isso ocorre, o sistema se torna bastante eficiente, barato e dinâmico.
Para driblar o preconceito contra emails desconhecidos, uma boa estratégia é criar emails de aparência confiável, ou até mesmo estabelecer primeiro contato com uma ligação, avisando a enxurrada de emails.

Raffael Engleitner

Tobias disse...

Acho que é uma boa forma de marketing, já que o e-mail se tornou uma grande ferramenta de comunicação e de grande abrangência. Mais do que isso, o uso de um marketing voltado para características locais consegue afetar com melhor eficiência. Porem a utilização de e-mails publicitários trouxe o problema do grande numero de trafego de informações, lotando contas de e-mail, abrindo acesso a paginas falsas, muitas vezes com vírus. Dessa forma, este tipo de e-mail acaba sendo descartado antes mesmo de ser lido.

Unknown disse...

Acredito que a publicidade via email deve ser feita com muito cuidado. No meu caso, de tanto Spam que recebo, já nem leio os emails de propaganda... apago tudo..
Os problemas relacionados a spam (mensagens não solicitadas) e recebimento de vírus via e-mail não estão dando sinais de redução e já atingem diversos setores da indústria, como a de manufatura, financeira e bancária, e de saúde.

Aqui neste link tem uma reportagem bem interessante sobre isso!!!

Pablo Adrian Waldow

Unknown disse...

Eu detesto esse tipo de publicidade, na internet em cada pagina que se navega existem 'n' empresas anunciando seus produtos e se a pessoa tiver interesse clica e olha e/ou se cadastra e recebe mais informações. Portanto esse lance de mandar email eu acho inútil, porém, se tem maluco que gosta o lance é fazer de forma que não irrite tanto as pessoas que não querem e que podem acabar tomando antipatia pela empresa

Tiago disse...

Este é um bom tipo marketing, pois a empresa consegue manter um contato constante com seus clientes e/ou futuros clientes. É uma forma rápida e barata de mostrar um novo produto que entrará no mercado ou até mesmo para pedir opiniões do cliente sobre o que ele gostaria de ver disponível no novo produto.

Por outro lado, essa grande facilidade de entrar em contato com um grande número de pessoas, obviamente também atrai empresas e pessoas mal intensionadas, isso acaba gerando preconceito com este tipo de marketing fazendo o mesmo ser visto como duvidoso.

Tiago P. Vendruscolo

Alexandre Werner disse...

Acredito que o e-mail seja uma boa ferramenta de marketing, mas como o texto já diz, devemos ter um bom cuidado no modo como colocamos as nossas ofertas, porque podem ser mal interpretadas e consequentemente podemos perder um cliente. Mas isso também pode ocorrer em venda efetuadas pessoalmente, ao falarmos algo que nosso cliente não gostaria de ouvir nessa hora, e já no e-mail temos uma estratégia de escrevermos e podermos reescrever após.

Unknown disse...

Realmente a ferramenta tem um potencial muito grande. Esta potencialidade deve ser tratada com muitíssimo cuidado para que os resultados não se tornam negativos. Por mais que, em algumas oportunidades, a empresa pode não ter um bom resultado em um trabalho de divulgação como este, de alguma forma ela pode estar gravando sua marca na cabeça de muitos usuários, que num futuro podem vir a procurá-la. A distinção em termos regionais, como cultura e costumes, podem sim trazer resultados significativos se estudados profundamente.
Daniel Angelo Schneider

Unknown disse...

É uma ferramenta boa. Tem uma ampla abrangência, custo baixo (se é que tem algum custo)... é um bom mecanismo para as empresas divulgarem seus "produttos".
Não sei dizer o quanto é eficiente, pois eu não leio emails d propaganda. Acho muito chato!!!

Eduardo Machado dos santos

Unknown disse...

Veja como e-mail marketing é uma ferramenta útil, barata e muito simples para empresas que nao querem realmente se focar em um determindado grupo de clientes. Existem softwares capazes de agendar o dia e a hora que voce deseja fazer o seu "marketing". Tratando-se de um marketing direto e sabendo por fontes como Comitê Gestor da Internet no Brasil, o principal motivo de acesso à internet no Brasil é o e-mail logo essa moda "pegou" para várias lojas do país. Por exemplo? SubMarino, Lojas Americanas, Ed. Abril, MercadoLivre, etc.
Porém, como alguns já comentaram, a utilização dessa ferramenta pode trazer também resultados desastrosos fazendo com que o "cliente" bloqueie o recebimento deste tipo de mensagem em sua caixa postal eletrônica.

Alexandre A. Benedetti

Unknown disse...

O e-mail marketing é nova tendência que quando utilizada de forma coerente e focada, trazem resultados eficientes, para determinados serviços e produtos. Como já citado pelos colegas, e vale salientar que muitos e-mails de determinadas empresas são de certa forma "empurrados", sem se ter o interesse sobre o produto, criando uma imagem ruim da empresa. O e-mail marketing deve ser direcionado para o público alvo, ou para um público que solicita esse tipo de informação (o que pode evitar e-mails falsos, ex. trojans). Logo, uma empresa que faz um marketing através das mensagens eletrônicas de forma coesa e com um certo planejamento, terá uma bom retorno.

Cássio Luciano Baratieri

Unknown disse...

É importante notar que existem várias diferenças entre email marketing e spam. O link abaixo explica melhor essas diferenças:

e-commerce

Numa ação global de marketing é lógico que uma pesquisa sobre o comportamento dos clientes de cada localidade é necessária. Assim o apelo pode ser mais atrativo ao internauta e tornar essa ferramenta mais eficiente.