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Artigo » Carteiros inteligentes: esse é o segredo da alta performance nas entregas de e-mail marketing
Enviar grandes volumes de e-mails rapidamente é muito importante para o e-mail marketing, tão importante quanto entregá-los corretamente é garantir o recebimento pelo seu público-alvo. Para a maior parte das empresas, entregas rápidas se traduzem em rápido retorno do investimento e melhores resultados. E como não há como prever quando cada pessoa irá ler sua mensagem, não é aconselhável enviar de madrugada e ter sua importante mensagem misturada com dezenas de SPAMs na caixa do usuário pela manhã, nem dois dias depois de sua promoção ter expirado por problemas de velocidade de envio.
Tecnologicamente, qualquer barreira que parece intransponível é quebrada por uma nova tecnologia, uma nova forma de pensar e resolver um problema, uma troca de paradigma. Assim foi com a revolução dos transistores, dos microchips, da telefonia, dos telefones celulares e da própria Internet. Assim é com a alta performance no envio de e-mail marketing, para garantir a velocidade e qualidade de entrega, uma revolução é inevitável.
Uma das barreiras iniciais é que nenhum servidor consegue receber grandes volumes de e-mails em um curto espaço de tempo vindos de um mesmo remetente. A afirmação é verdadeira e a realidade é ainda mais complexa. Normalmente campanhas de e-mail são distribuídas em milhares de provedores de diferentes. Os grandes provedores, por sua vez, não possuem apenas um servidor, mas dezenas de servidores, e cabe ao sistema de envio balancear esta carga de forma eficiente ao invés de sobrecarregar um servidor apenas. E para evitar possíveis bloqueios temporários, é necessário simular diferentes endereços de saída.
Se desejamos entregar 1 milhão de cartas em um dia, quantos carteiros precisamos? Se cada carteiro consegue entregar 100 cartas, então precisamos de 10.000 carteiros? Não basta ter muitos carteiros, eles devem ser inteligentes: se mais de uma carta é enviada para o mesmo endereço, faz mais sentido entregar todas estas cartas de uma vez ao invés de ficar dando voltas pela cidade. Parece óbvio, mas é assim que se comportam a grande maioria das ferramentas de e-mail marketing. Quando deixamos nossos carteiros mais inteligentes, eles passam a entregar mais cartas por dia e a velocidade aumenta ainda mais.
Sabemos que o envio é apenas metade da tarefa: ao contrário do correio normal, para que o correio eletrônico funcione é preciso que um servidor aceite e receba corretamente cada e-mail. Alguns destes servidores aceitam muitos e-mails rapidamente, outros não. Ao invés de utilizar a "força bruta" e tratar a todos da mesma forma, causando transtornos a muita gente, é preciso respeitar os limites e os servidores de cada provedor e trabalhar dentro da sua política de recebimento. Também é preciso identificar rapidamente e-mails inexistentes e inválidos.
A tecnologia não resolve tudo. O monitoramento constante dos sistemas, endereços e mensagens de erro é essencial, assim como o contato direto da equipe com os provedores no Brasil e no exterior. Este monitoramento e o contato pessoal com os administradores dos provedores de e-mail garantem excelente entregabilidade, afetam positivamente a velocidade e demonstram o bom relacionamento com os provedores.
É claro que, em se tratando de um sistema informatizado, não estamos falando de carteiros de carne e osso, mas de programas criados para entregar correspondência eletrônica. A analogia ainda vale, mas a implementação é mais complicada do que colocar um anúncio de emprego para a contratação de milhares de carteiros. Para dar conta de tantos carteiros virtuais, nossa central de correios precisa de uma forma muito eficiente para distribuir as tarefas de cada um. No coração desta central está a mesma tecnologia utilizada para desvendar o Projeto Genoma e desvendar a cura do câncer: uma tecnologia chamada "Computação em Grid" ou "Cloud Computing". Os detalhes desta tecnologia podem encher um livro e não são o objetivo deste artigo, mas ela permite escalabilidade quase ilimitada, nos permite adicionar milhares de carteiros rapidamente e com grande inteligência.
Por enquanto, porém, enviar 1,85 milhão de e-mails por hora é mais do que suficiente.
Paulo Schlup (paulo.schlup@zartana.com) é Diretor de Tecnologia da Zartana.
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10 comentários:
"Artigo - Carteiros Inteligentes: Este é o segredo da alta performance nas entregas de e-mail marketing .
O referido artigo fala sobre os sistemas e as condições para a entrega de e-mail marketing, relevando alguns dados interessantes a respeito de como esse instrumento de propaganda e vendas é utilizado pelas empresas e do que é preciso ser feito para que essa prática alcance resultados expressivos .
Dessa forma, o simples envio de e-mails com mensagens publicitárias apenas não basta, é preciso saber a hora certa de enviá-los, os caminhos pelos quais a mensagem deve passar até chegar ao seu destino e a forma como os clientes irão receber essa mensagem, tendo em vista os diversos spams recebidos diariamente pelos internautas .
Ainda nesse assunto, faz-se necessário ser avaliado a eficácia desse instrumento de publicidade e vendas, em um contexto de crescimento do comércio via internet, onde o consumidor recebe diariamente várias mensagens publicitárias, porém poucas delas chamam realmente sua atenção e despertam o seu lado consumista, fazendo com que o mesmo adquira determinados produtos. Pelo exposto, conclui-se que as empresas necessitam ter uma excelente estrutura e relacionamento via internet para usar o e-mail marketing, contudo, não devem esquecer de customizar o conteúdo de suas mensagens, para que possam obter os resultados pretendidos.
Josete
Devido a importância que os emails têm hoje em dia, o problema dos servidores não deve demorar para ser solucionado, a tecnologia se desenvolve rápido quando envolve dinheiro.
Neste caso, o email marketing economiza muito dinheiro, além de riquezas naturais utilizadas e afetadas pelo transporte, assim como papéis utilizados para impressão de catálogos de produtos. Portanto, além de economizar dinheiro, ajuda em mundo mais sutentável. Quando algo age dessa forma, existe uma propenssão muito grande a receber investimentos, impolgando o setor de telecomunicações e engenharias ligadas a este.
Raffael Engleitner
A internet há muito deixou de ser apenas um lugar onde disponibilizávamos informações sobre produtos ou serviços, hoje ela atende a várias demandas, dos mais diversos seguimentos e das mais variadas formas, desde sistemas de gerenciamento comercial ou empresarial, até comércio eletrônico.
Através de email marketing, sempre respeitando as normas de conduta anti-spam, a empresa pode realizar uma excelente campanha de divulgação de seus produtos e serviços e tornar-se conhecida no mercado. O email marketing é uma ferramenta que oferece grandes vantagens. A primeira delas é a velocidade. Enquanto que, pelo correio, a mensagem tradicional leva de três a cinco dias para ser entregue, utilizando-se a Internet, o cliente a recebe imediatamente. Outra vantagem é a economia, pois a comunicação digital reduz custos de criação e envio, bem como elimina despesas de impressão e manuseio. Além disso, a praticidade também é uma vantagem, pois, no relacionamento por e-mail, é necessário ter apenas o nome e a caixa postal eletrônica do cliente. Já por mala direta impressa, são necessárias várias informações: rua, bairro, cidade, estado e CEP.
Portanto, eu defendo a visão de que e-mail marketing é e será uma das ferramentas essenciais para empresas que pretendem sobreviver no mundo competitivo das organizações. Lamento, portanto, que em Santa Maria a grande maioria das empresas não utiliza esta ferramenta e desperdiçam uma importante arma contra concorrência. Muitas ainda nem possuem página na web, perdendo grandes oportunidades junto ao público consumidor. Acredito que, se elas realizassem campanhas de e-mail Marketing com um conteúdo bem estruturado e direcionado ao público potencial, os consumidores poderiam conhecer e se simpatizar com sua marca ou serviço, promovendo uma resposta instantânea e gerando excelentes resultados.
reforçando meu comentário do artigo anterior, não acho uma boa isso mas é como dizem gosto é gosto me disse uma véia lambendo sabão
Ao passar dos dias com o avanço da tecnologia acho meio complicado você receber tantos e-mails que o servidor tipo do google não iria conseguir enviar. Essa sua empresa é muito imensa para poder ocorrer esse problema.
Mas mesmo assim é bom ter um planejamento adequado para quem você irá enviar os e-mails, porque não resolve teu problema enviar para pessoas a quem não interessaria a propaganda do teu produto ou empresa.
Alexandre Werner
O artigo trata de pontos importantes que envolvem o assunto. Ao fazer um trabalho como esse, as observações, tais como, o horário e a data para o envio dos e-mails realmente podem interferir no objetivo da campanha.
Acho impossível que as empresas de serviço de e-mails não tenham que investir para que possam prestar um serviço eficaz neste segmento, assim como não vejo empresas do ramo fazendo uma campanha para informar o publico sobre o seu potencial, em equipamentos e sistemas, para ter um serviço compatível com essas necessidades.
Investimentos e avanços em tecnologias, são inerentes nesta área.
Daniel Angelo Schneider
Email é ecologicamente correto, não precisa de papel, preserva as árvores. Mas é insuportável ver minha caixa de entrada lotada desses emails. Pode ser bom pra empresa e pra quem realmente se interessa por esse tipo de informação.
Quando eu me interesso por alguma coisa eu pesquiso a respeito. Nunca leio esse tipo de email.
Mas eu não sou o tipo de amostragem certa pra se concluir que o e-mail marketing funciona ou não. Mas pela insistência de algumas empresas em enviá-los, pode ser que funcione ou eles estão muito desesperados...
Eles podiam fazer cadastros pra quem realmente quer receber esses emails.
Eduardo Machado dos Santos
Vejo os argumentos colocados no artigo um poco fora de foco, pois os servidores possuem regras de limitação (ex. Para evitars os Spams), nem todos estão preparados para um volume demasiadamente grande de e-mails marketing de determinadas empresas, com os recursos utilizados hoje, logo a empresa que deve adaptar-se ao sistema, e não o sistema se adaptar a empresa, pode ser uma nova oportunicade de mercado a ser explorada nessa questão, mas na realidade a maioria dos servidores não estão preparados. Soluções como citadas no artigo, criar várias caixas de saída, são de certa forma práticas e "burlam" o sistema, claro que muito servidores tem limite de envio por ip da máquina.. ai deve-se buscar outras alternativas, como o uso de diversos servidores. Um planejamento e um controle é necessário para se ter um resultado satifatório, até que esteja disponível o dito carteiro inteligente, um "software" dedicado ao envio.
Cássio Luciano Baratieri
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