Alemanha: fechado maior acordo do mundo no setor elétrico
A maior aquisição já feita no mundo de uma companhia de energia elétrica foi fechada hoje, depois que a alemã E.ON concordou finalmente sobre o preço com os donos da espanhola Endesa.
Dois anos e meio após a primeira oferta pela geradora espanhola de energia, a E.ON afirmou nesta sexta-feira que seus conselhos aprovaram investimento de 11,8 bilhões de euros (US$ 18,6 bilhões) para comprar parte da Endesa.
O acordo vale para os ativos da Ensesa na Europa.
A Endesa Brasil, holding criada em 2005, controla no País as distribuidoras Ampla (Rio de Janeiro) e Coelce (Ceará), a geradora hidrelétrica Endesa Cachoeira (Goiás) e as térmicas Endesa Fortaleza (Ceará) e a Endesa Cien (Rio Grande do Sul).
A E.ON, maior empresa de serviço público do mundo, pagará 8,9 bilhões de euros pelos ativos na Espanha, Itália, Polônia e Turquia e assumirá 2,9 bilhões de euros em dívidas, contra um valor inicial total de cerca de 10 bilhões de euros.
"Nossos novos acionistas já farão uma contribuição significativa em nossos resultados este ano", confirmou e E.ON em comunicado.